Quatro dicas para estruturar um setor de BI na sua empresa
Muitas empresas não contam com uma equipe ou profissional dedicado à inteligência de negócios (ou Business Intelligence). Mas isso pode ser implantado de uma forma mais fácil que você imagina. Com o aumento de dados e informações, o BI ganhou tanto espaço nos últimos anos e ter um setor totalmente focado nessa área entrou na lista de prioridades das organizações que buscam crescimento!
A análise de dados não pode depender exclusivamente do envolvimento da TI ou da equipe de marketing, a qual costuma beneficiar-se de projetos de BI. As mesmas informações também podem ser aproveitadas por setores mais operacionais para melhoria de processos ou do próprio atendimento ao cliente.
Com uma equipe de BI, todos os setores poderão tomar decisões de negócios baseadas em análises de dados. Por isso, as empresas devem criar uma cultura de análise para a tomada de decisão. Mas, antes de começar, observe alguns pontos:
1. Escolha o perfil: como ainda são poucas as pessoas especializadas em análise de dados, na hora de escolher, preze menos pela técnica e mais pelo conhecimento em negócios e mercado. Só assim ele poderá identificar quais as melhores percepções para o seu negócio.
2. Desmistifique o BI: diferente do senso comum, o BI não envolve programação ou um vasto conhecimento em TI. Hoje, a análise de dados envolve menos tecnologia e mais negócios.
3. Escolha softwares intuitivos: como comentamos, as soluções de BI estão mais intuitivas e é importante optar pelas que contam com essa característica. Pois a ideia principal é deixar a análise de dados ao alcance de toda empresa. Sendo assim, o importante é que o software leve a capacidade de análise ao ponto de decisão.
4. Sem moderação: foque sempre na qualidade das análises e não na quantidade do que foi avaliado. Procure estimular todos da sua empresa a criar o hábito de manusear informações para possíveis descobertas – sem exceção. Os dados são importantes, mas a interpretação do profissional é ainda mais valiosa.
Comments