top of page

Hora de modernizar sua arquitetura de dados?



Os sistemas de organização e as divisões de informações estão ajudando ou atrapalhando você a obter o máximo de seus dados? Um relatório da TDWI Research sugere que talvez seja hora de repensar sua arquitetura de dados.


Novos dados são gerados em ritmo acelerado, principalmente quando falamos de informações não estruturadas. Há demandas crescentes por análises habilitadas para IA, e os usuários corporativos desejam acesso rápido aos insights de dados. Uma arquitetura de dados moderna deve atender a essas tendências e muito mais, diz uma pesquisa recente e um relatório da TDWI Research:

“Com as cargas de trabalho de aplicativos de dados se tornando numerosas, variadas e complexas, as organizações precisam de uma arquitetura de dados modernizada que ofereça caminhos mais rápidos e ágeis para insights.”

No entanto, muitas empresas ainda dependem de sistemas de dados heterogêneos para BI e análises. Os aplicativos tradicionais também são limitados por conjuntos de dados gerenciados por TI. 54% dos entrevistados dizem que pode levar um dia ou até um mês para adicionar novos dados às suas plataformas.

Como as organizações devem modernizar sua arquitetura de dados para atender às demandas atuais? A TDWI Research fornece uma série de recomendações. Entre eles: uso de serviços em nuvem, dados unificados e análise de autoatendimento.


Aproveite a nuvem

Em vez de sistemas locais com limites de armazenamento e desempenho, as plataformas de dados em nuvem oferecem implantação muito mais flexível, escalável e rápida a um custo menor.

Ao mesmo tempo, os pesquisadores alertam que a pressa para “criar sistemas na nuvem” pode levar à fragmentação de dados e problemas de governança. Eles recomendam uma estratégia de dados equilibrada, usando o armazenamento de dados em nuvem como a principal área de ingestão e preparação. Os dados podem então ser carregados em armazéns ou plataformas de análise de destino.

“O armazenamento de dados em nuvem pode fornecer uma base para uma estratégia de dados balanceada que inclui dados de aplicativos e sistemas legados. Muitas organizações se concentram primeiro na migração de seus armazéns de dados locais para a nuvem, mas, ao usar o armazenamento de objetos na nuvem, elas podem obter os benefícios da nuvem mais cedo e de maneira mais econômica.”


Estabeleça um repositório dados

Um repositório central de dados, como um catálogo de dados , ajuda a garantir a qualidade e a consistência dos dados, fornecendo definições, linhagem, mapeamento e outras informações sobre os dados. Também torna mais fácil para os usuários encontrarem conteúdo relevante.

No entanto, há espaço para melhorias. Enquanto 66% dos entrevistados dizem que aumentar a qualidade e a confiança dos dados melhoraria seu BI e análises, 49% indicam que seus catálogos precisam de uma grande atualização.

O TDWI recomenda que as organizações trabalhem para estabelecer um repositório de dados completo. O uso da automação baseada em IA pode garantir que o catálogo seja mantido e atualizado de forma consistente.

“Com métodos manuais tradicionais, é difícil escalar repositórios de metadados. Serviços modernos orientados por IA fornecem automação inteligente para criação de perfil, avaliação, remediação e monitoramento de qualidade de dados completos e precisos.”


Use a análise de autoatendimento

A análise de autoatendimento permite que usuários comuns explorem e analisem dados livremente, sem as restrições de consultas lineares ou dependência de TI. Os pesquisadores recomendam expandir a interação de dados de autoatendimento e 54% dos entrevistados concordam.

“As soluções de autoatendimento integradas às plataformas de dados em nuvem permitem que os usuários corporativos respondam às necessidades imediatas de visualização de dados, análises, desenvolvimento de modelos preditivos e exploração de novos dados. A facilidade de uso é um fator crítico de sucesso.”

Estratégias adicionais a considerar:

Forneça acesso a uma gama mais ampla de dados. Considere se um data warehouse/data lake unificado poderia lidar melhor com cargas de trabalho para usuários corporativos.

Integre análises com catálogos de dados. Facilite a localização de conjuntos de dados, compreenda a linhagem de dados e crie confiança nas informações.

Aumente a alfabetização de dados . Ajude todos a aumentar suas habilidades, proficiência e experiência para obter o valor total de seus dados.


Uma abordagem moderna

Uma palavra final da TDWI Research: “Com uma arquitetura de dados moderna, as organizações são mais capazes de realizar oportunidades orientadas por dados para melhorar o desempenho operacional, aprimorar os relacionamentos com os clientes e acelerar a inovação de produtos e serviços”.

Depois que as organizações adotam uma estratégia de modernização, um parceiro inovador como a Qlik pode ajudá-las a criar a infraestrutura de dados certa. Um que integra todos os tipos de dados e fornece análises e insights para atender às necessidades de todos.


A arquitetura de dados moderna ajuda as organizações a aproveitar melhor as oportunidades baseadas em dados para melhorar o desempenho operacional, aprimorar os relacionamentos com os clientes e acelerar a inovação de produtos e serviços.

Quer saber mais sobre o que a Qilk, o BI da Synergy, pode fazer pelo seu negócio? Agende agora mesmo uma demonstração!


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page