Dashboard não são apenas painéis de visualizações de dados
No mercado há inúmeras ferramentas de visualização de dados, porém quando falamos delas, nem sempre estamos falando em dashboards. Entre a principal diferença está no fato que painéis de visualização são complexos e difíceis de entender enquanto um dashboard de visualização de dados prevê o futuro e mostra exatamente o que precisa ser feito - em tempo real e de uma forma clara para qualquer pessoa, ou seja, não precisa ser um cientista de dados para compreender as informações.
Há quem diz que um dashboard é na verdade uma “bola de cristal” pois tem a capacidade de mostrar ou prever acontecimentos do futuro. Curioso?
Os dashboards são um componente chave de qualquer solução de BI, são painéis criados para compreender facilmente os dados simples e complexos. Ao exibir informações em um formato visual claro, os painéis permitem aos usuários observarem como está os resultados da organização em relação aos objetivos comerciais e comparar essas informações com as de outras empresas em indústrias similares. Assim, é possível tomar decisões mais certeiras e optar mais facilmente onde dedicar esforços.
Diferenças entre dashboards estáticos x dashboards dinâmicos
Há dois tipos de dashboards de visualização de dados, é fundamental conhecer as diferenças entre eles para escolher qual é a melhor opção em cada momento.
Os dashboards estáticos são projetados para apresentar um retrato de seu negócio em um determinado momento. Eles mostram como as coisas estão funcionando no momento, mas não disponibilizam as informações ou alertas em tempo real.
Sendo assim, se algo acontecer instantaneamente e não for refletido imediatamente em seu painel, você só saberá disso posteriormente, o que pode ser tarde demais!
Já os dashboards dinâmicos são projetados para fornecer uma visão em tempo real do negócio. Eles estão constantemente monitorando e analisando seus dados e, consequentemente, atualizando o dashboard. Assim, se houver uma mudança, ela será refletida no painel quase imediatamente.
Porém, é importante ficar atento pois se a empresa tiver um grande número de fontes de dados alimentando seu painel, pode se tornar difícil acompanhar todas essas informações, podendo levar os usuários a ignorarem alguns dos dados que chegam ou não compreender como eles se relacionam entre si.
De qualquer forma, os dashboards dinâmicos desenvolvidos por plataformas referencias no mercado, como a Qlik, também fornecem aos usuários uma visão clara de quais dados são importantes e como eles se relacionam com os objetivos da empresa. Além de gerar insights acionáveis, e até ações que podem ser realizadas imediatamente, com base nesses dados.
Por fim, vale destacar que eles também possuem capacidade de mostrar, com base no histórico de dados, acontecimentos do futuro. Ficou curioso? Aproveite para saber mais com o nosso artigo sobre Inteligência ativa, ou ainda, entrar em contato e conhecer na prática as diferenças!
Comments