top of page

Como funciona um sistema de Business Intelligence


Falamos recentemente sobre o que é e para que serve o Business Intelligence (BI), hoje queremos te falar mais sobre como funciona o sistema que ajuda as empresas na tomada de decisões estratégicas e focadas em resultados mensuráveis para seu negócio, como a Qlik, plataforma que recebe informações das mais diversas fontes e transforma dados em conhecimento seguro e aplicável no seu negócio.

O dado ou a informação sozinha não gera nenhum valor para as empresas, mas é aí que entra uma das principais funções do BI, na coleta de dados agregando valor, pontos de vista e aplicações de estratégias. Ou seja, uma ferramenta adequada irá simplificar o esforço que as pessoas precisam fazer para pesquisar, mesclar e consultar as informações que se fazem necessárias para uma boa tomada de decisões.

E como o BI faz isso? Conheça cada uma das 4 principais etapas:

Coleta

A primeira etapa é justamente determinar qual informação é útil para o negócio, e qual o objetivo você deseja alcançar. Com o objetivo elencado, será possível determinar quais os dados serão necessários analisar. Também é nessa fase que acontece a limpeza da base para selecionar o que de fato é interessante. Por exemplo, se o objetivo é melhorar a comunicação com o público, é necessário coletar dados de interações com clientes, como em redes sociais, atendimentos do suporte, SAC, etc.

Definição de métricas

O segundo passo é definir os KPIs, ou seja, as métricas e periodicidade de acompanhamento. Afinal, com os dados e origens definidos, já é possível determinar as visualizações, comparação e responsáveis por interpretá-las. Mas, é fundamental contar com uma ferramenta que disponibilize os relatórios em dashboards para consultas e atualizações sempre que necessário.

Compartilhamento

Com os dados elencados e métricas definidas, o terceiro passo é o compartilhamento das informações. Neste momento, é necessário elencar quais informações cada setor e/ou colaborador terá acesso. Esse passo é fundamental para ser mais assertivo com os dados, uma vez que um dado pode não dizer muito para um setor, mas pode ser o insight perfeito para outro.

Monitoramento

Com a coleta, dados, métricas e compartilhamentos definidos, vamos ao último passo: monitoramento. A análise dos dados é constante, por isso os resultados e os insights trazidos pelo processamento de dados devem ser monitorados e revisados seguidamente também. Neste monitoramento é avaliado se os dados estão contribuindo para o objetivo traçado inicialmente e realizada a avaliação de novas fontes de dados, que estejam alinhadas à movimentação do mercado, do público e da empresa.

E são essas as principais etapas de uma ferramenta de Business Intelligence, a qual contribui para diferentes setores e atividades dentro da empresa, desde equipe de marketing e vendas como logística e produção. Por exemplo, o BI vai te ajudar a descobrir quais produtos atrasam mais ou quais modos de transporte que estão envolvidos com os atrasos.

Entre em contato e conheça outras formas que o BI pode ajudar a sua empresa: https://www.synergy-in.com.br/contato

Opmerkingen


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page