top of page

3 Dicas para o Sucesso da Análise Dados no Trabalho Remoto



Com a pandemia, inúmeras empresas adotaram ao trabalho remoto, prática que tem se fixado e a qual as empresas apontam que não pretendem retornar ao trabalho presencial. Porém, contar com software para chamadas e reunião online não é o suficiente para alcançar os melhores resultados possíveis.

O Diretor de Produtos da Qlik, James Fisher, em seu artigo mais recente, destaca a importância da alfabetização e integração de dados dos colaboradores, principalmente, daqueles que adotaram ao trabalho remoto. Uma vez que, profissionais com pouca ou nenhuma experiência no uso de dados para tomar decisões são cada vez mais solicitados a integrá-los em suas práticas de trabalho.

Na verdade, a pesquisa da Qlik revelou anteriormente que quase dois terços (63%) dos funcionários globais tomam decisões com dados pelo menos uma vez por semana, apesar de apenas 21% da população ativa ser alfabetizada em dados. “Colocar nas mãos dos funcionários a responsabilidade de usar os dados para ajudar a navegar em sua organização por ambientes novos e em mudança, especialmente quando não há ninguém fisicamente disponível para mostrar a eles como fazer, apresenta desafios significativos para CIOs e CDOs”, afirma Fisher.


Mas, como os CIOs e CDOs podem fomentar uma cultura de colaboração de dados em sua força de trabalho remota? Aqui estão três abordagens testadas, comprovadas e apresentadas por Fisher.


1) Criar espaços de trabalho de dados colaborativos

Muitas empresas tradicionalmente mantêm os dados em silos. As equipes de vendas e finanças, por exemplo, manteriam os dados em seu próprio ambiente e raramente os compartilham.

Hoje é muito mais fácil para as organizações criar espaços de trabalho de dados compartilhados que não apenas integrem dados díspares, mas aproveitem ferramentas de exploração de dados. Isso permite que os indivíduos documentem a jornada que fizeram por meio de dados e como isso levou aos insights produzidos. Isso não deve ser apenas no final do processo de análise, como normalmente tem acontecido. A colaboração deve ser construída em todo o pipeline de análise para apoiar os processos de tomada de decisão de toda a equipe e permitir a inteligência ativa.


2) Desenvolva um vocabulário de dados consistente

A forma como visualizamos os dados é tão importante para a apresentação de nossos insights. Se cada vez que olharmos para um conjunto de dados, a forma como ele foi apresentado mudasse? Para novos usuários, isso pode ser confuso e afeta sua capacidade de compreender e articular decisões com segurança com base em dados.


Para superar esse desafio, a Nationwide criou um Vocabulário Visual em toda a sociedade da construção civil, o que garante que todos os gráficos projetados para informar a tomada de decisão sejam uniformes na produção. O aplicativo de vocabulário visual ajuda os usuários a criar um painel simples para exibir insights em um formato consistente e fácil de consumir. Dividindo as visualizações em categorias lógicas e tornando-as acessíveis a todos os níveis de alfabetização em dados, qualquer pessoa pode ler, colaborar e se comunicar com os dados com mais confiança.


3) Incentive a narração de histórias de dados ao apresentar insights


É insatisfatório pular para a última página de um livro para saber como a história termina - seu valor e prazer não está apenas em como termina, mas como os personagens cresceram e a história chegou lá. Da mesma forma, ao apresentar dados, a abordagem mais impactante é levar seu público com você na jornada que levou às suas conclusões.

A organização sem fins lucrativos Namaste Direct, por exemplo, descobriu que o uso de análise de dados não só foi fundamental para ajudá-la a entender o impacto do COVID-19 nas pequenas empresas na Guatemala que apoia, mas também para comunicar isso a seus doadores.


Promovendo uma cultura colaborativa em torno dos dados

As organizações em todo o novo mundo estão se adaptando rapidamente ao novo ambiente, mas esta é uma maratona, não uma corrida de curta distância. As mudanças em nossas práticas de trabalho em longo prazo exigem que as organizações pensem nas habilidades nas quais estão investindo e nas práticas que estão incentivando para garantir que seus negócios continuem avançando.


Estabelecer uma cultura baseada em dados em toda a empresa não foi difícil, mesmo com todas as equipes sob o mesmo teto e, sem dúvida, a mudança para um maior trabalho remoto não tornou isso mais fácil. No entanto, essas três abordagens testadas e comprovadas fornecem maneiras que, não importa onde seus funcionários estejam localizados, CIOs e CDOs podem ajudar a colocar os dados no centro de suas conversas e tomada de decisão combinada.



Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page