Conheça 4 métodos utilizados para análise avançada de dados
Então a sua empresa já realiza análise de dados e está buscando dar mais um passo nesse sentido? Muito bem, afinal, mais do que reunir dados e disponibilizar informações organizacionais, grande parte das empresas já estão contando com uma ferramenta para realizar análises avançadas. Só assim estão conseguindo ver a realidade da empresa e promover melhorias na busca pelo crescimento.
A análise avançada de dados que nos referimos trata-se de várias técnicas, ferramentas e métodos analíticos que permitem prever tendências, padrões, comportamentos e acontecimentos futuros. Ela vai além do Business Intelligence, pois trabalha com algoritmos e análises complexas.
Com as análises avançadas, os especialistas em ciência de dados podem se focar em projetos estratégicos, deixando análises mais simples para o BI, como análises de informações e projeções de mercado. Veja os métodos mais utilizados para realizar uma análise avançada de dados.
1 – Mineração de dados, é técnica de classificação que utiliza conjuntos grandes de informações para identificar padrões e estabelecer relações ocultas. Com isso, é possível realizar previsões que poderão impactar no seu negócio no futuro.
2 – Ciência de dados, trata-se de um método exploratório e aprofundado para entender o cenário e responder a perguntas que não seguem uma lógica. ou seja, descobrir padrões e relações desconhecidas à primeira vista.
3 – Análise descritiva, utilizada para compreender eventos e processos em tempo real. Como conferindo as informações de crédito do cliente para avaliar riscos e definir taxas de juros. Com isso, é possível verificar informações do passado para compreender o impacto naquele atual. Também é possível compreender quais os produtos venderam mais, quais produtos são comprados no mesmo momento.
4 – Análise preditiva, é um modelo que utiliza dados estatísticos, mineração de dados, inteligência artificial entre outros para projetar os comportamentos do público e do mercado e prever tendências de consumo e flutuações da economia. Ou seja, é possível, por exemplo, estimar quantos clientes irão procurar um comércio no próximo trimestre.
Ou seja, as ferramentas tradicionais de BI examinam os dados históricos para conhecer a realidade da empresa, já com as análises avançadas você pode prever comportamentos futuros e impulsionar mudanças e melhorar as práticas do negócio. Quer iniciar a suas análises ou dar um passo além? Vamos conversar :)