O futuro é agora - A terceira geração de BI e Analytics está certa na hora
O SVP de Marketing da Qlik, James Fisher, falou recentemente sobre a próxima geração de Business intelligence e Analytics, confira abaixo as novidades que podemos esperar e saiba como as grandes plataformas de nuvem vão afetar a propriedade dos dados dos clientes.
Foi nessa época no ano passado que começamos a definir a visão para a 3ª geração de BI e Analytics. Nossa ideia era simples, que a transformação baseada em dados exigia uma nova abordagem democratizada da maneira pela qual geramos valor a partir de nossos dados. Posteriormente, em setembro, fizemos uma publicação que explicava como a democratização dos dados, a inteligência ampliada e a análise incorporada em todos os lugares são os pré-requisitos para ir além das abordagens centralizada e posteriormente descentralizada.
Quase um ano depois, essas ideias representam a realidade do mundo baseado em dados que ocupamos. Existem três razões pelas quais acredito que isso seja verdade. A primeira é a entrega da tecnologia de ativação do Qlik . Em segundo lugar está o consumo dessa tecnologia por nossos clientes. Em terceiro lugar está o que está acontecendo no mercado ao nosso redor.
Vou abordar os dois primeiros, olhando para o nosso evento global de clientes realizado recentemente. No keynote do produto, nossa equipe descreveu como a Qlik forneceu não apenas os pilares pré-requisitados da 3ª geração, mas também como temos sustentado isso com uma abordagem arquitetônica que possibilita uma verdadeira plataforma multi-nuvem. Nossa integração da Attunity, agora uma divisão da Qlik, juntamente com nossos ativos de dados existentes, permite uma plataforma de integração de dados que torna a democratização de dados não apenas possível, mas também facilmente alcançável por nossos clientes. Nossa abordagem exclusiva para inteligência aumentada também é agora representada em recursos muito reais disponíveis no Qlik Sense. Finalmente, nossa inovação permite nossa capacidade de liderar na nuvem e permite que os clientes criem e executem análises para qualquer caso de uso, onde quer que eles precisem ou sejam obrigados a fazê-lo. Em cada caso, mostramos como essas principais inovações estão impulsionando a transformação de nossos clientes agora. [...]
Assim como previmos, previmos a 2ª geração de BI chegou ao fim. Desta vez, são as grandes plataformas de nuvem estão atingindo o golpe decisivo, pois usam a análise como forma de consolidar a propriedade dos dados do cliente. Essa abordagem provavelmente não conseguirá entregar o valor que os clientes esperam. A acumulação de dados e o bloqueio de nuvem acabarão por se tornar inaceitáveis por motivos de custo e conformidade. A integração e exploração de sinergias sufocarão a comunidade e a inovação. Na Qlik, só podemos ser responsáveis pelo nosso próprio destino. Democratizar a 3ª geração de Analytics representa como nós - com uma arquitetura independente de nuvem e dados independentes - continuaremos a entregar o valor e os resultados de negócios que nossos clientes esperam. O que estamos testemunhando agora nessa rodada de consolidação de 2019 só acelera a importância dessa estratégia. Nossa visão para a 3ª geração de analytics agora parece ainda mais adequada, mais oportuna e de um ponto de vista pessoal, mais satisfatória.