Você toma suas decisões com base em evidências ou experiências?
Com a vasta quantidade de dados disponíveis para as organizações hoje em dia, as pessoas encarregadas de tomar decisões precisam aproveitar esses dados para obter evidências e insights. Mas, vale ressaltar que a tomada de decisão baseada em dados vai além de apenas coletar os dados e visualizá-los. Este é apenas o primeiro passo. Em seguida, vamos destacar o que é fundamental para dar continuidade ao processo.
1- Formule uma pergunta focada
Não basta apenas perguntas genéricas como: "Qual foi o sucesso da minha campanha?" Isso não é algo que você possa responder sem fazer outras perguntas: Comparado com o que? Em qual período de tempo? Primeiro você deve definir o que é importante para suas decisões e estratégia, depois deve entender quais perguntas são fundamentais serem respondidas antes de começar.
2- Pesquise os melhores dados disponíveis
Em seguida, é necessário obter as evidências para ajudá-lo a responder essas questões. Essa análise normalmente começa com dados brutos e, em seguida, pode passar por vários estágios de transformações, agregações, semelhantes e, provavelmente, leva a uma visualização ou conjunto de visualizações que podem ser usadas para dar suporte à sua decisão.
3- Avalie criticamente os dados
Esse processo geralmente falha pois as empresas param no passo anterior. No passo três, você está encarregado de avaliar os dados, certificar-se de que você realmente entendeu os dados que possui e quais dados você talvez não tenha. A questão “Eu tenho todos os dados necessários?” não deve ser respondida com um simples sim e não, mas você também precisa ter certeza de que não está trabalhando com nenhuma incoerência nos dados.
4- Integre as evidências com sua experiência profissional e aplique
Além de utilizar os dados como sua evidência na construção de um forte argumento para a sua decisão, você não pode esquecer do elemento humano. A experiência é tão valiosa quanto a evidência. Quando as pessoas tomam decisões, elas normalmente estão construindo modelos mentais da realidade da situação, incluindo suas suposições, crenças, experiências e preconceitos. Também é preciso trabalhar para tornar esses modelos visíveis para o tomador de decisões, para que a decisão seja a mais precisa possível. Lembre-se que muitas vezes, as organizações estão tão focadas no interior que não conseguem enxergar as tendências externas, as quais terão um enorme impacto em suas decisões.
5- Monitore o resultado
Depois de tomar a sua decisão, é importante avaliar os resultados e ajustar-se de acordo ou acrescentar isso às suas experiências anteriores, que o ajudarão na tomada de decisões no futuro. Isso está no coração de uma organização que promove o aprendizado contínuo e a inovação.
Texto original pode ser acessado aqui.