Falamos em nossa última publicação sobre como ter uma empresa orientada a dados. Mas, muitas vezes surge o questionamento de “por que as empresas precisam ser orientadas a dados?” Isso é para mim? Para a minha empresa? Por isso, retomamos esse assunto para nos aprofundarmos mais ainda, veja a seguir e avalie:
Primeiro vamos esclarecer sobre o que significa ser orientado a dados, que, como o próprio termo afirma, é quando a organização tem táticas e estratégicas com base em dados, em vez de instinto, opiniões pessoais ou “achismos”. Além disso, ser orientado por dados também significa que a empresa organiza os dados de que precisa para tomar decisões que gerem resultados excepcionais.
Por isso, ser uma organização orientada a dados vai além de contar com ferramentas adequadas ou uma equipe dedicada, trata-se mais de tornar os dados e análises parte fundamental da estratégia de negócio, cultura organizacional e processos. Para isso, é necessário que os dados realmente sejam utilizados para resolver os problemas do negócio, impulsionar a lucratividade e identificar oportunidades de crescimento.
Estas organizações utilizam os dados em inúmeras situações, como análise de comportamento do consumidor, de respostas de pesquisas de clientes e dados demográficos, padrões de compra, movimentações de mercado, e muitas outras situações que variam de setor para setor, uma vez que os dados não ficam restritos apenas a uma determinada equipe. Empresas orientadas a dados criam uma cultura de dados que permeia toda a organização.